terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fique Ligado!

FIQUE LIGADO!
REALIZAR ALONGAMENTOS PREVINE DOENÇAS E
PROMOVE SAÚDE

O QUE É ?
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo, tecido que reveste os músculos(figura 1) .

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

- Redução de tensões musculares;- Relaxamento;- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;- Aumento do arco de maleabilidade;- Prevenção de lesões;- Promove aquecimento e auxilia no desempenho de atividades fisicas, como corrida, tênis, natação, ciclismo, etc;- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;- Ativa a circulação;- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS?

Devido à vida sedentária, posturas inadequada e estresse diário, você pode ter estruturas do corpo comprometidas por desalinhamentos e sobrecarga. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá movimentação normal nem uma boa circulação sangüínea, além de desconfortos e até dores. Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem até fazer mal.
Procure seu fisioterapeuta ou educador fisico, descubra quais são os alongamentos mais eficazes e
indicados para você e dê mais um passo rumo a construção da sua saúde!

Equipe de "Reabilitação Fisica"
Fisioterapeutas
Dra. Erika Resende - Crefito4/n13118 LTF
Dra. Carina Lopes- Crefito4/n13126 LTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esfoliação é parte importante da rotina de cuidados diários, pois renova a camada mais superficial da pele e garante melhor absorç...